quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

2 º TEXTO PARA O 1º ANO ISERJ / 1ª ETAPA

O IMPACTO DA PESTE NEGRA

Pierre Bonnassie

● Enquanto você lê o texto procure refletir sobre as seguintes questões:

►► Por que o autor afirma que a peste teve um caráter infantil e proletário?

►► O que seria o “ódio de classe em tempo de epidemia”?

Em relação à peste negra, presume-se que tenha ceifado mais de um terço dos habitantes da Europa (cerca de 40%, por exemplo, em Navarra e na Inglaterra), proporção que apresenta evidentemente variações regionais. De fato, a gravidade das devastações foi, no seu conjunto, função do grau de concentração populacional: mais acentuadas nos meios urbanos do que nos campos, menor mas montanhas do que nas planícies. Mas os efeitos da peste negra não devem ser considerados isoladamente; reaparecendo de 10 em 10 ou de 15 em 15 anos, a pandemia impediu que a população se reconstituísse. Pior ainda, as várias recidivas da peste que marcaram a segunda metade do século XIV e o século XV atingiram sempre particularmente as classe etárias mais jovens, ou seja aqueles que não tinha passado pelas pestes anteriores e não estavam por isso minimamente imunizados. Finalmente a peste mostrou-se também seletiva quanto aos grupos sociais atingidos: as camadas mais pobres parecem ter sidos as mais dizimadas (devido as piores condições de higiene e ao fado de os pobres não terem meios de abandonar facilmente os lugares mais fortemente contaminados). Certos historiadores sublinharam por isso o caráter “infantil e proletário” das pestes medievais.

As consequências das epidemias de peste não podem ser estudadas independentemente da conjuntura geral da época(...) o impacto da peste foi mais específico no domínio mental . Os acessos mortais que provocava (súbitos, inexplicáveis, angustiantes) perturbaram profundamente o clima psicológico da época. Em primeiro lugar, intensificaram fortemente as tensões sociais: a exacerbação do “ódio de classe em tempo de epidemia” é um fenômeno bem conhecido e verifica em outras épocas. Cólera contra os ricos, portanto; mas também (e ainda mais violentas) contra as minorias: Judeus ou leprosos, suspeitos de terem atraído a vingança de Deus,
                              JUDEUS SÃO AGREDIDOS PELA MULTIDÃO ENFURECIDA
ou ainda mais concretamente acusados de terem propagado a epidemia envenenado os poços. Daí as matanças generalizadas, os massacres...

Outro grande escape para o reflexo da agressividade provocado pela angústia foi a multiplicação de seitas de flagelantes, que pela mortificação pública procuravam conter o castigo divino.

                                        SEITA DE FLAGELANTES

 Movimento de histeria coletiva que se propaga por toda Europa e atinge os mais graves excessos.
                            

Num plano mais geral, a peste e seu cortejo de horrores suscitam (ou, mais propriamente, aceleram) uma transformação das sensibilidades, particularmente perceptível no domínio da literatura e da arte.
                                          AFRESCO DO SÉCULO XIV
A morte torna-se um dos temas prediletos de artistas e poetas;(...)



(BONNASSIE, Pierre. Peste, In:_ Dicionário de História Medieval, Lisboa, Dom Quixote, 1985, PP 170-172.)




























Nenhum comentário: