segunda-feira, 4 de maio de 2009

texto p/ 2º ano / 2009



OS MOVIMENTOS PRECURSORES DA INDEPENDÊNCIA OU CONJURAÇÕES
( 1789-1801 )

Após a Restauração(1640), Portugal estava com o "píres na mão" pois sai da mafaldada União Ibérica com "uma mão na frente e outra atrás". É nesse contexto que a metrópole resolve apertar o cerco sobre os colonos brasileiros, o que ira acarretar em inúmeras revoltas contra a coroa portuguesa. Estas revoltas agrupamos em duas correntes: os movimentos nativistas e as conjurações.

MOVIMENTOS NATIVISTAS

As primeiras rebeliões que eclodiram na colônia não tinham a intenção de romper os laços que uniam o Brasil à Portugal, ou seja, os colonos não visavam a Independência, apenas protestavam contra o que julgavam ser abuso da metrópole. Essas rebeliões tiveram o mérito de despertar entre os colonos um sentimento de pertencimento a terra em que habitavam. Até então, era comum entre os colonos, mesmo os nascidos no Brasil, a idéia de que eles eram portugueses que viviam fora do Reino. Era como se os colonos se dessem conta, naquele momento, de que muitas vezes os interesses metropolitanos não se casavam com os seus. Os participantes desses movimentos não possuíam uma ideologia sólida capaz de lhes conferir coerência. Na realidade, o que pretendiam era a reforma do Sistema Colonial. Não eram separatistas. O Caráter dessas revoltas eram estritamente local ou regional, não havendo articulações nacionais.
Exs: Revolta de Beckman ( Maranhão - 1684 ); Revolta de Vila Rica ou Felipe dos Santos ( Minas Gerais - 1720 ) e etc.


CONJURAÇÕES
As conjurações ocorreram a partir da segunda metade do século XVIII, como expressão da crise do antigo sistema colonial, que é fruto do conjunto de transformações que ocorrem nesse momento. Dentre elas destacamos: a difusão das idéias iluministas junto a elementos da elite colonial; a Revolução Industrial Inglesa que devido a necessidade de mercados, impõe o liberalismo econômico em oposição ao monopólio comercial; a Independência dos Estados Unidos/1776 e a Revolução Francesa/1789 pela decisiva influência junto aos movimentos precursores da independência.


A Conjuração Mineira (1789)
Foi o primeiro movimento de Independência ocorrido no Brasil(deve-se se atentar para o fato de que a elite mineira pensava em uma independência regional) que teve como principais causas as seguintes: a crise da mineração e a derrama (cobrança forçada de impostos); o monopólio do sal; a proibição das atividades manufatureiras na colônia; fechamento das estradas que conduziam ao litoral; a influência da Independência dos Estados Unidos (1776).
Os planos do movimento eram proclamar uma república em Minas (capital em São João d’El Rei), fundação de uma universidade em Vila Rica, incentivo as atividades manufatureiras e com relação ao fim da escravidão (não concordavam todos os conjurados).
Os planos não chegaram além das salas de reunião, bastando a denúncia de Joaquim Silvério dos Reis para conjuração fracassar. A devassa, iniciada em Minas levou quase três anos, culminando na condenação à morte, o mais pobre e o menos letrado dos processados, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes).

Conjuração Baiana ou dos Alfaiates (1798)
Com a transferência da capital para o Rio de Janeiro(1763)a capitania da Bahia vê sua importância política diminuir progressivamente. Em fins do século XVIII, a Bahia vai conviver com a carestia que leva o povo baiano a viver em situação de penúria. Torna-se comum os saques à casas comerciais, o peloutinho, símbolo da opressão colonial é incendiado, as idéias da França Jacobina estão presente em Salvador.
É o sonho de liberdade que conduz a Conjuração Baiana, também denominada como Revolta dos Alfaiates (devido a grande participação dos membros dessa categoria profissional)foi a mais popular das conspirações, sofreu a influência da Revolução Francesa e da ação da maçonaria, através da Loja Maçônica Cavaleiros da Luz, importante na articulação na luta contra a Metrópole. Constituída por comerciantes, militares, profissionais liberais, as idéias por ela difundidas rapidamente conquistaram elementos mais pobres da população baiana, inclusive negros foros.
Os objetivos da Conjuração Baiana eram realizar a independência da Capitania, proclamando a “República Bahiense”, libertar os escravos, igualdade racial, aumento do soldo e acabar com o monopólio comercial.
O governador da Capitania, reprime o movimento, conduzindo 49 pessoas à prisão. Eram alfaiates, soldados, sapateiros , pedreiros. Após a devassa, quatro foram condenados à morte: os alfaiates, João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos e os soldados Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens.

Nenhum comentário: